PARA ADULTOS


A formação psicanalítica promovida pelo Instituto consta dos seguintes itens:

 

a - análise pessoal, com analista credenciado pela Comissão de Ensino (CE);

b - cursos de formação teóricos e práticos;

c - trabalho clínico sob supervisão.

 

Obs.: A formação do membro aspirante estará completa quando assim decidir a CE, com base na conclusão dos cursos teóricos, das duas supervisões e após o analista pessoal declarar concluída a análise para fins didáticos. Por esse ato fica o membro aspirante declarado graduado do Instituto.

INSCRIÇÕES

As pessoas que desejarem inscrever-se como aspirante à formação psicanalítica deverão entregar, na Secretaria do Instituto:

1 - um requerimento nesse sentido, dirigido ao Diretor do Instituto acompanhado dos seguintes documentos:

a - prova de habilitação legal para o exercício da Medicina ou Psicologia no Brasil;

b - curriculum vitae;

c - prova fornecida por instituição especializada, a juízo da CE, de que o aspirante tem conhecimento da língua inglesa.

d - comprovar a formação ou experiência em serviço psiquiátrico considerada satisfatória pela CE, no ato de sua inscrição, ou até o final do primeiro ano em que freqüentar os cursos teóricos. A experiência ou formação psiquiátrica será considerada satisfatória quando o (a) candidato (a) tiver freqüentado serviço de Psiquiatria reconhecido por instituição de ensino superior, durante o qual possa comprovar ter adquirido as seguintes condições:

I - identificar sinais e sintomas de transtornos mentais;

 II - diagnosticar os principais quadros clínicos psicóticos, neuróticos, de transtorno de personalidade e cerebrais orgânicos;

III - reconhecer as indicações e contra-indicações das principais formas de atendimento psicoterápico, psicofarmacológico, de família e de grupo;

IV - realizar diagnósticos diferenciais de manifestações psiquiátricas, decorrentes de problemas orgânicos, dos ditos funcionais.

Obs.: O aspirante ou MEMBRO ASPIRANTE que desejar prosseguir NO NOSSO Instituto a formação já iniciada em OUTRA Sociedade filiada à Associação Psicanalítica Internacional, deverá juntar documentação, fornecida pela mesma, da qual constem detalhes sobre a parte da formação já realizada.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

Requerimento e documentação do aspirante → Avaliação pela CE → 3 (ou mais) entrevistas individuais → Avaliação pela Subcomissão de Seleção, Avaliação e Promoção (SAP) → Referendum da CE → Conclusão comunicada, por escrito, ao interessado.